quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A EMPRESA: CRISE, CONHECIMENTOS E INFORMAÇÕES

Toda a empresa tem como missão, promover o bem-estar físico, psíquico e social dos seus funcionários como pessoas e como profissionais Apesar de toda a sua excelência no atendimento ao público, toda a empresa passa por momentos de crise, principalmente havendo um grande número de funcionários, o qual gera grandes custos, sendo assim, os gastos elevados e o aumento excessivo da folha de pagamentos muitas vezes ultrapassa seus limites provocando assim uma crise. Toda empresa necessita ser gerida com base em seus custos financeiros, procurando não ultrapassar seus padrões, buscando sempre planejar antes de tomar qualquer decisão.
Além disso há diversos fatores, intricados por muitos problemas que surgirão através de uma gestão não participativa, o que acaba refletindo nos resultados. Ao que se pode notar, a demissão em massa de funcionários pode aparentar a mínima importância que esta empresa representa no colaborador como pessoa e como cidadão inserido na sociedade. Ao que pode acarretar aqui a falta de respeito pelos funcionários que constituem esta organização.
É necessário que haja um aviso prévio para a realização do despejo dos funcionários, não sendo assim, fere princípios e valores éticos morais. O fato de serem demitidos apenas para atenuar a folha de pagamento, demonstra uma gestão incapaz de encontrar soluções razoáveis, que não prejudique os envolvidos de forma tão desastrosa.
É importante quando uma empresa percebe, que algumas decisões que seria tomada por ela, poderia afetar seus valores e princípios organizacionais. Existem muitos caminhos, os quais uma empresa precisa observar para melhor tomada de decisão dos problemas nela inseridos, que a demissão de funcionários. Compreender onde encontrar a solução é um dos caminhos que precisa reconhecer um bom gestor. Avaliar cada questão que pode estar afetando todo o sistema organizacional. É necessário diminuir alguns custos. Pode se iniciar verificando o desperdício de materiais ou a possibilidade de redução de gastos com privilégios superficiais em certos setores.
Reconhecer seus funcionários como parte importante no desenvolvimento da empresa, e aproveitá-los no setor em que ele esteja qualificado para exercer a função que lhe compete. Um funcionário que tem informações e conhecimento em determinadas áreas da empresa, é por certo um funcionário indispensável dentro dela. É imprescindível que uma empresa conheça bem seus funcionários, e que, neste aspecto, pense bem antes de fazer destituições. Principalmente se este funcionário tem muito conhecimento.
Através da informação ficamos atualizados, compreendemos histórias de pessoas e fatos e adquirimos o conhecimento, que se baseia no esclarecimento, na interpretação, no significado da informação a respeito de algo. E como benefícios na empresa, melhora o fluxo da informação na organização, integra todos os departamentos da organização, permite uma melhor aquisição dos dados internos e externos, permite também o melhor uso desses dados e melhoria na saúde da organização.
Com a demissão em massa de funcionários, toda a empresa passa por grandes problemas principalmente na questão da informação e do conhecimento. É importante que uma empresa esteja sempre afrente de seus concorrentes nas informações, pois no mundo globalizado em que se encontram, tem mais chance de competir quem estar bem informado. E um funcionário bem informado é tudo de que uma empresa precisa. Por isso quando uma empresa pensar me demitir seus funcionários, deverá ter cuidado nesta seleção para que não jogue fora aquilo que ela mais precisa para estar à frente no crescimento do mercado; a informação e o conhecimento.




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