PROJETO PEDAGÓGICO
MEIO AMBIENTE
ÁGUA NOSSA DE CADA DIA
A água nossa de cada dia é um tema de suma importância para que seja elaborado e questionado sobre as principais necessidades que lhes oferecem. É um bem precioso na vida de todos os seres vivos, um patrimônio de todos que devem reconhecer o seu valor. Cada um de nós, tem o dever de economizar e de utilizar com cuidado. Ela é fundamental para ávida em nosso planeta. A água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo. O uso irracional e a poluição dos rios, dos oceanos, dos mares e dos lagos podem ocasionar em breve, a falta de água doce, caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural. A Constituição Federal de 1988 define o domínio das águas doces e marítimas no Brasil. O artigo 20, inciso III, declara que são de propriedade da União os lagos, rios, e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio ou que banhem mais de um Estado que sirvam de limites com outros países, ou se estendam a territórios estrangeiros ou dele provenham.
Trabalharemos com a turma do 5º ano (Ensino Fundamental I) abrangendo, os componentes curriculares, Ciências e Geografia, com conteúdo interdisciplinar.
OBJETIVO GERAL
Propiciar aos alunos o conhecimento sobre a importância da água na vida dos seres vivos, através do contato direto com o meio ambiente (rios, lagos, mares)
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  •  Abordar sobre a importância e o funcionamento do ciclo da água
  •  Enfatizar a pertinência da água através de experimentos
  •  Identificar doenças causadas pela água por meio da poluição
  •  Propor métodos para evitar o desperdício da água
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
A terra é o único planeta do sistema solar onde existe água na forma liquida. Praticamente todas as formas de vida conhecidas dependem da água, o que explica o fato de ser encontrado organismos apenas na terra. A água é um bem de domínio público, além de um recurso limitado e dotado de um valor. Essa definição é a base da política nacional de recursos hídricos, instituído pela Lei Federal nº 9.433 de 08 de janeiro de 1997. Esta lei trata dentre outros pontos, da concessão de direitos de uso de recursos hídricos naturais para a realização de atividades econômicas. A maior parte da água (cerca de 97% de toda a água) que existe no planeta está nos oceanos e mares. Conhecemos esta água como água salgada, porque contém substancias chamadas sais. A água também está presente em rios e lagos, porem em menor quantidade que nos oceanos. A água de rios e lagos, é conhecida como água doce, porque não possui enorme quantidade de sal que tem a água do mar. A maneira pela qual a água se movimenta no nosso planeta, as características de cada local e outros fenômenos podem ser explicados como o ciclo. O ciclo hidrológico compreende uma serie de transformações nos estados físicos da água. Em cada etapa do ciclo a água é transformada e não é possível determinar onde termina ou inicia o ciclo, mas sim o que acontece em seguida de cada etapa. Devido às diferentes e particulares condições climáticas, em nosso planeta a água pode ser encontrada em seus vários estados: solido, liquido e gasoso. Chamamos de ciclo hidrológico, ou ciclo da água, à constante mudança de estado da água na natureza. Em seu incessante movimento na atmosfera e nas camadas mais superficiais da crosta, a água pode percorrer dede o mais simples até mais complexo dos caminhos. Quando uma chuva cai, ima parte da água se infiltra através dos espaços que se encontra no solo e nas rochas. Pela ação da força da gravidade esta água vai se infiltrando até encontrar mais espaços, começando então a se movimentar horizontalmente em direção às áreas de baixa pressão. A única força que se opõe a este movimento é a força de adesão das moléculas d’água às superfícies dos grãos ou das rochas por onde penetra. A água da chuva que não se infiltra, escorre sobre a superfície em direção às áreas mais baixas, indo alimentar diretamente os riachos, rios, mares, oceanos e lagos. As principais causas de deterioração dos rios, lagos, e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. Na maioria das cidades brasileiras não há tratamentos de esgoto, sendo os resíduos lançados diretamente nos corpos d’água como rios ou no mar, contaminando assim estes ambientes. Em grandes cidades a quantidade de esgoto lançada é tão grande que os rios se tornam poluídos e praticamente sem vida. Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Um milhão não tem acesso à água potável. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarreia, esquistossomose, hepatite e febre tifoide, que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maios de doentes sobrecarregam os precários sistemas de saúde destes países. A água é um recurso essencial para a vida. Por isso é necessário preservá-la. Eis a questão. A vida só se tornou perceptível após o aparecimento da água. Para termos uma noção em relação a importância deste recurso é só parar e pensar. Dado o exposto pode-se dizer que, a melhor solução para a manutenção de nossa existência é a pratica da preservação dos recursos hídricos. Desta maneira, cabe as entidades governamentais a criação de campanhas de conscientização. Mas faça a sua parte que futuramente o planeta agradecerá.
METODOLOGIA
Estabelecer um programa educativo que resultará positivamente para o melhor aprendizado do aluno. Os alunos do Ensino Fundamentam I que participarão deste Projeto têm em média de 9 a 12 anos de idade. Serão desenvolvidas neste projeto as disciplinas de ciências e geografia. O projeto a princípio será desenvolvido em 3 etapas.
1º) Assuntos abordados em sala de aula
2º) visita ao Meio Ambiente
3º) Aulas dinâmicas
Primeira Fase: 2 e 3/08/2010
Aula teóricas – através de leituras em livros didáticos, mostrando a importância da água e seus recursos, para que serve e quais os benefícios e malefícios (poluição) que podem nos trazer.
Utilizar cartazes ilustrados
Segunda Fase: 9 à 12/08/2010
Aulas extraclasse no rio Jaguaribe, lago Parque Solom de Lucena e na praia de Cabo Branco, onde através do concreto os alunos possam descobrir a importância da água por meio do Ciclo e as causas que nos traz através da poluição.
Terceira Fase: 16/08/2010
Apresentação teatral e experimentos com água, referente ao conteúdo estudado em ciências e geografia.
AVALIAÇÃO
A avaliação é caracterizada como um processo que envolve todos que participaram do processo de ensino aprendizagem, ou seja, todos os que fazem parte do âmbito escolar. Nesse processo entendemos que a água é de extrema importância na vida dos seres vivos e que enriquecerá o conhecimento dos alunos que participaram desse projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
Educar. SC.usp/ciências/recursos/água.html
WWW.meioambiente.pro.br/agua/guia/ociclo.htm
WWW.icos.com.br