A INDISCIPLINA
Quando falamos de indisciplina imaginamos logo um
aluno malcriado, indisciplinado, debochado, dissoluto e outras características
relativas; e não estamos errados em relação a todas essas qualidades atribuídas
ao indivíduo que assim proceder. São muitos os conceitos atribuídos como
características ao aluno indisciplinado. É qualquer ato contrário que surja com
desobediência a alguém ou alguma coisa. Falta de respeito às regras, negação às
normas, mau comportamento que compromete a convivência social.
A indisciplina tem sua origem no meio
familiar, principalmente quando parte de uma criança ou adolescente. Geralmente
uma das razões da indisciplina são filhos mal compreendidos, agredidos
verbalmente, fisicamente e que lhe foram tirados a liberdade de expressão. A liberdade
de expressão é vista no nosso Brasil como “democracia”, é o direito de
manifestar livremente as opiniões, as ideias e os pensamentos. Quando tirado
este direito do indivíduo é gerado dentro dele um sentimento de revolta que
induz a indisciplina. Mas a indisciplina que tratamos aqui é a que ocorre na
escola a partir de algum fato.
A primeira instituição pública a ser apresentada a
criança é a escola, e é dentro dela que irão amadurecer e criar os mecanismos
que movem as relações com o mundo exterior e a vida pública. Porém entende-se
que a indisciplina não só está inserida na escola pública, mas na privada
também. E principalmente nessa esfera onde o lema da indisciplina é “Eu posso”,
“Eu pago”. Onde o “eu” acredita ter o direito de humilhar quem lhe serve. É aí
que mora a verdadeira essência da indisciplina escolar. O grande impacto da
indisciplina é quando não se reconhece no outro a consideração e o respeito por
ele pretendido ou que lhe é por direito. Aí é quando o “eu” da indisciplina
aparece e torna-se exclusiva à reprodução lógica da realidade. São diferentes
as formas da prática da indisciplina. Como também são diversas e podem também
ser boas as formas de se tratar uma criança indisciplinada. É
imprescindível que se puna uma vítima da indisciplina de forma que ela
compreenda que estas atitudes lhe trarão benefícios. A convicção da impunidade,
da certeza de que o proibido pode ser feito novamente sem que haja qualquer
reação contrária, alimenta a maldade e faz com que o lado mau do ser humano
aflore. Entendemos acima de tudo que é necessário que aconteçam atitudes
que venham modificar tais comportamentos ou com certeza este grande mal
continuará se espalhando não tendo mais como ser combatido.
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