A INDISCIPLINA  
Quando falamos de indisciplina imaginamos logo um aluno malcriado, indisciplinado, debochado, dissoluto e outras características relativas; e não estamos errados em relação a todas essas qualidades atribuídas ao indivíduo que assim proceder. São muitos os conceitos atribuídos como características ao aluno indisciplinado. É qualquer ato contrário que surja com desobediência a alguém ou alguma coisa. Falta de respeito às regras, negação às normas, mau comportamento que compromete a convivência social.
 A indisciplina tem sua origem no meio familiar, principalmente quando parte de uma criança ou adolescente. Geralmente uma das razões da indisciplina são filhos mal compreendidos, agredidos verbalmente, fisicamente e que lhe foram tirados a liberdade de expressão. A liberdade de expressão é vista no nosso Brasil como “democracia”, é o direito de manifestar livremente as opiniões, as ideias e os pensamentos. Quando tirado este direito do indivíduo é gerado dentro dele um sentimento de revolta que induz a indisciplina. Mas a indisciplina que tratamos aqui é a que ocorre na escola a partir de algum fato. 
A primeira instituição pública a ser apresentada a criança é a escola, e é dentro dela que irão amadurecer e criar os mecanismos que movem as relações com o mundo exterior e a vida pública. Porém entende-se que a indisciplina não só está inserida na escola pública, mas na privada também. E principalmente nessa esfera onde o lema da indisciplina é “Eu posso”, “Eu pago”. Onde o “eu” acredita ter o direito de humilhar quem lhe serve. É aí que mora a verdadeira essência da indisciplina escolar. O grande impacto da indisciplina é quando não se reconhece no outro a consideração e o respeito por ele pretendido ou que lhe é por direito. Aí é quando o “eu” da indisciplina aparece e torna-se exclusiva à reprodução lógica da realidade. São diferentes as formas da prática da indisciplina. Como também são diversas e podem também ser boas as formas de se tratar uma criança indisciplinada. É imprescindível que se puna uma vítima da indisciplina de forma que ela compreenda que estas atitudes lhe trarão benefícios. A convicção da impunidade, da certeza de que o proibido pode ser feito novamente sem que haja qualquer reação contrária, alimenta a maldade e faz com que o lado mau do ser humano aflore.  Entendemos acima de tudo que é necessário que aconteçam atitudes que venham modificar tais comportamentos ou com certeza este grande mal continuará se espalhando não tendo mais como ser combatido.   


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