O TRABALHO NA VIDA EXECUTIVA
Todo o trabalho tem que ter significado na vida das pessoas. Além de ser um instrumento de sobrevivência, é uma atividade que se estabelece no fundamento da identidade pessoal. É o lugar onde acontece as relações sociais entre o ser humano e a sociedade. Torna o homem digno e o valoriza. Há quem sinta desprazer, porém há quem se sinta realizado quando estar trabalhando. Ele é o lugar onde as pessoas constroem sua identidade e lhe oferece emoções e equilíbrio. No entanto, para que isto ocorra é necessário que este ambiente lhe proporcione saúde e bem-estar.  Esses fatores precisam estar ativos a condição desse trabalhador por meio da realização do trabalho organizacional. Estar provado que, quando este ambiente está adaptado as necessidades do homem, ele sente mais liberdade para produzir e se sente mais feliz com a tarefa realizada e completada. É importante reavaliar as aptidões e competências desse trabalhador, colocando-o em funções que ele sinta prazer e se adapte a ele
O ser humano é um ser adaptável a qualquer meio e situação, porém, mesmo sendo adaptável, tem sofrido com as dificuldades que surgem dentro das organizações, e um dos problemas causadores desse ambiente tem tido como fator principal o problema psicossocial, que traz como consequências, a insatisfação das atividades, acidentes no trabalho, as greves, a deficiência na qualidade do serviço como também a falta de comunicação entre colegas, entre outros fatores. Um dos maiores causadores de problemas no ambiente de trabalho é o estresse, ele modifica as pessoas, no seu modo de pensar e agir. O estresse é um fator emocional que está presente no nosso dia-a-dia, mas é importante que nós o percebamos e o diagnostiquemos com muita precisão e que consigamos combate-lo para que ele não se torne uma doença e interfira em nossas decisões. Além de estar relacionado as situações de nosso trabalho ele está em nosso cotidiano pois situações estressantes existe em todo o lugar que estejamos, seja ele na escola, na rua, na igreja e até mesmo no ambiente familiar. O estresse é um fator psíquico que se não tratado pode se tornar na síndrome de Burnout, uma síndrome que afeta principalmente o trabalhador que lida com o público, suprimindo o desejo e o prazer pela profissão. As formas de vida do ser humano muitas vezes são motivas para os estresses do dia-a-dia. Vivemos em uma sociedade onde os valores familiares estão sendo restritos para a educação contemporânea. Onde as pessoas não podem mais frequentar os espaços públicos urbanos pois a violência é quem predomina, onde a pessoas não procuram ter mais qualidades de vida. A falta de exercícios físicos e uma alimentação não saudável também influenciam. É provável que através das mudanças de fatores cognitivos e comportamentais esse indivíduo tenha melhor qualidade de vida e isso com certeza poderá vir influenciar também no âmbito do trabalho.

 Uma das causas desse fator estressante, é falta de conhecimento aos avanços tecnológicos que estão invadindo e tomando conta das industrias e organizações. Há porem diversidades de problemas que acompanham a vida do ser humano e que se misturam no seu dia-a-dia e principalmente no seu trabalho. Uma dessas dificuldades são as doenças que aparecem ao longo do tempo com o desgaste físico e psíquico do homem e isso pode afetar tanto o colaborador quanto o executivo que diante de todas essas causas não consegue alcançar a meta proposta e estabelecida pela empresa e com o desgaste emocional começa a se sentir confuso e perturbado. Assim aparece o estresse que se não diagnosticado surge como a depressão que se apresenta através da ansiedade, falta de ar, pânico, etc.  A sociedade também tem sido um dos motivos causadores de estresse no meio em que o homem vive, ela também tem a sua participação quando interfere de alguma forma através de suas normas e regras sociais, impedindo com que as pessoas, demonstrem seus reais sentimentos, obrigando-as a viver aparentemente. O status tem prevalecido na vida de muitas pessoas que para dar satisfação à sociedade escondem sua real face, atrás de algo que só existe na imaginação de quem vê. Na organização a insegurança por consequência dos fatores que ocorrem em relação a remuneração, as cobranças, a falta de organização da empresa, a ausência do reconhecimento pelo esforço, são motivos para tanto estresse. O ser humano estar sempre buscando o que é de melhor para o seu modo de vida.  Ele estar vivendo em um mundo globalizado em que, vence o mais forte, e quem se adapta a ele, e por esta razão o trabalhador tem buscado fazer suas escolhas em relação ao ambiente que pretende trabalhar, buscando o que melhor lhe proporcione condição de vida, e uma das escolhas que vem fazendo por exemplo, é a “flexibilidade” como meio de sobrevivência no trabalho. A organização através da pesquisa de clima, por sua vez, tem criado áreas de lazer, sala para relaxamento e até espaços para práticas de exercícios, com o objetivo de que, através das mudanças do clima organizacional, possa atrair bons resultados para a mesma. Nestes resultados positivos estão as mudanças realizadas a partir do comportamento do trabalhador que através de sua satisfação produz mais e trabalha feliz. Esta satisfação estar baseada também na cultura da organização que valoriza o trabalhador, respeitando seus valores e crenças, e defendendo seus hábitos. Para isso ela precisa de um gestor de rh que vise acima de tudo o trabalhador como pessoa e não como o que dá produção a organização.