É
POSSÍVEL OU NÃO, LER NA ESCOLA?
Entenderemos neste texto a possibilidade da leitura e qual
o fator decorrente para que a leitura não seja possível. Isso ocorre
quando a leitura não é feita de maneira correta, ou, quando aparece perdida dos
propósitos que lhe dão sentidos, quer dizer, quando se ler sem pensar ou sem o
propósito de procurar entender o que se leem. A criança não
compreende tanto quanto um adulto mas aprende o que lhe é significado como
também o que não é, embora não saiba o sentido.
Portanto o professor deve ensinar cumprindo os objetivos
estabelecidos pelo ensino. Quando aprendemos a administrar o tempo? Quando
criamos novas maneiras de aprendizagem, quando distribuímos o papel do
professor e do aluno com relação a leitura e quando conciliamos os
objetivos institucionais com os objetivos pessoais do aluno. Dentro desse tempo
também consta os propósitos didáticos e os propósitos do aluno. São propósitos
para ser trabalhado tanto com o professor, alunos e pais de alunos mesmo que
pareça pouco o tempo que temos para ensinar a criança, um dos fatores mais
importante na vida do professor, é a organização. Assim sendo
ele conseguirá atingir seus objetivos. A criança não deve aprender a ler
de uma única forma, sendo a leitura feita com uns poucos livros
e resumindo apenas em textos escolar, não deve na sala de aula predominar
a leitura silenciosa; é necessário usar textos especialmente projetados para o
ensino da leitura, respeitando a natureza da prática social e levando em conta os
processos construtivos da criança; se cumprirmos essas condições tudo
acontecerá naturalmente. Deve existir em cada leitura propósitos sociais que
são; ler com o objetivo de se falar sobre um tema; ler para que seja
produzido dentro desse tema algum artigo e ler também no intuito
de se buscar informações especificas que se necessita. É importante
salientar que esses projetos, devem ser feitos com os propósitos de fazer com
que o aluno aprenda a ler e produzir textos que não foram escritos
especificamente para eles.