É POSSÍVEL OU NÃO, LER NA ESCOLA?

Entenderemos neste texto a possibilidade da leitura e qual o fator decorrente para que a leitura não seja possível. Isso ocorre quando a leitura não é feita de maneira correta, ou, quando aparece perdida dos propósitos que lhe dão sentidos, quer dizer, quando se ler sem pensar ou sem o propósito de procurar entender o que se leem.  A criança não compreende tanto quanto um adulto mas aprende o que lhe é significado como também o que não é, embora não saiba o sentido.
Portanto o professor deve ensinar cumprindo os objetivos estabelecidos pelo ensino. Quando aprendemos a administrar o tempo? Quando criamos novas maneiras de aprendizagem, quando distribuímos o papel do professor e do aluno com relação a leitura e quando conciliamos os objetivos institucionais com os objetivos pessoais do aluno. Dentro desse tempo também consta os propósitos didáticos e os propósitos do aluno. São propósitos para ser trabalhado tanto com o professor, alunos e pais de alunos mesmo que pareça pouco o tempo que temos para ensinar a criança, um dos fatores mais importante na vida do professor, é a organização. Assim sendo ele conseguirá atingir seus objetivos. A criança não deve aprender a ler de uma única forma, sendo a leitura feita com uns poucos livros e resumindo apenas em textos escolar, não deve na sala de aula predominar a leitura silenciosa; é necessário usar textos especialmente projetados para o ensino da leitura, respeitando a natureza da prática social e levando em conta os processos construtivos da criança; se cumprirmos essas condições tudo acontecerá naturalmente. Deve existir em cada leitura propósitos sociais que são; ler com o objetivo de se falar sobre um tema; ler para que seja produzido dentro desse tema algum artigo e ler também no intuito de se buscar informações especificas que se necessita. É importante salientar que esses projetos, devem ser feitos com os propósitos de fazer com que o aluno aprenda a ler e produzir textos que não foram escritos especificamente para eles.