A RELAÇÃO FAMÍLA 
A escola tem papel fundamental e preciso na vida da criança, pois com os preceitos dos currículos apresentados na mesma, ela trará resultados que prepararão cidadãos bem informados, que estarão aptos para assumir melhor o seu papel diante da sociedade em que estão inseridos. Estar bem preparado, não consiste só em conhecer todo o currículo escolar, mais também estar pronto para enfrentar as adversidades que provavelmente aparecerão com a finalidade de rescindir o que temos de melhor, nossa integridade e caráter, que são gerados em nós geneticamente e ainda do que absorvemos dentro da formação familiar, cultural e social. Por isso é importante o papel da família preparar a criança para que ela possa distinguir entre o que é perfeito e imperfeito, entre o certo e errado, e saber se defender desde que não deprecie nada e nem alguém; mas que saiba ficar sempre na defensiva para o mundo que o rodeia.                                                                                     
Nisto entende-se que a escola é apenas uma instituição de ensino, capacitada para oferecer nada alem mais do que conhecimentos específicos, diferenciados e significativos para vida da criança, mas que em hipótese alguma jamais proporcionará à criança a veracidade que ela só encontrará no afago familiar.  Entende-se, porém que esta educação do ponto de vista particular, está apenas voltada para fragmentos que simplesmente complementam a educação que necessariamente deverá surgir a partir da família.  A família torna-se inábil de educar quando ela também se torna incapaz de ser educada. Quando ela se abdica em aprender para isso; ela torna-se também frágil para executar essa tarefa. A influência familiar na educação da criança tem que partir dos que perfilham o valor da educação. Educar sem educação é o mesmo que caminhar no escuro, nunca se sabe onde vai chegar e onde se está trilhando. Família e escola têm seu papel de uma forma distinta e ao tempo equivalente na vida do educando. É necessário que ambos se conscientizem disso. Nessa conscientização de educador principal, os pais também têm o seu direito sobre a escola no que diz respeito à melhoria de qualidade da educação escolar de seus filhos. O que observamos na verdade é uma permuta de produtos distintos que no desfecho permite que todos continuem satisfeitos e com certa garantia.     
Nesta relação família X escola, é muito importante que os pais entendam que é imprescindível não interferirem nesta relação que há entre o aluno e a escola. Pais que por apresentarem extrema estima pelo professor pode muitas vezes interferir de uma forma opinável e isso pode projetar-se sobre os filhos de maneira que eles venham até faltar com respeito ao professor na sala de aula.  Sendo assim compete a família o papel de mediadora entre o aluno e a escola para que haja um bom alargamento na educação, podendo desta forma obter resultados positivos. Como indivíduos atuantes de forma presente, participando das reuniões do núcleo e notificando o planejamento das tarefas realizadas pelo professor, eles evidenciarão como pais ativos que são que viver atrelados é estar acoplados por uma força maior que se chama parceria.