O SUPERVISOR ESCOLAR E O CORPO DOCENTE
O trabalho do supervisor no corpo docente é feito dia-a-dia em decorrência dos fatos ocorridos e verificados através do trabalho do docente. É preciso conquistar a confiança dos educadores, que não é tarefa fácil, para que esse processo de ensino e capacitação seja realizado.
O supervisor terá que trabalhar junto a direção da escola, pois a reciprocidade entre eles é importante. Trabalhar junto ao docente terá que ser de uma forma sincera, honesta e amigável, já que o supervisor é visto como uma pessoa autoritária. É necessário que o docente confie no seu supervisor para que ao abordar o assunto a ser discutido, seja abordado sem nenhuma restrição. Sabe-se que o objeto de trabalho do supervisor é o professor e o aluno. Tendo em vista que o objetivo geral é preparar o professor para que melhor atenda ao aluno nas suas necessidades no processo-aprendizagem. Nisso, busca salientar que o supervisor não só tem que conhecer as necessidades do aluno, como também procurar entender a necessidade da comunidade que está inserida naquela escola, começando a partir da convivência de cada um no ambiente familiar. As atividades rotineiras do supervisor são planejamento de atividades, calendários, plano global, debates e discussões, eventos, visita as salas de aulas, promover encontros semanais de formação, etc. Embora muitos desses profissionais ainda não reconheçam o seu trabalho por desconhecer como se faz.O supervisor bem qualificado é aquele que produz, reproduz e pesquisa maneiras diversificadas de ensinar, aprender e de orientar. Seria importante e de grande valia se o professor em algum momento da reunião pedagógica falasse de suas dificuldades nas reuniões e partilhassem suas metodologias, dificuldades e prazer de ensinar e aprender, com certeza o supervisor se sentiria mais à vontade para trabalhar e trocar experiência entre os profissionais. Mais infelizmente o que acontece em muitas escolas são divergências de opiniões e críticas desse profissional, que por não estar bem qualificado ou por não satisfazer os critérios da entidade de ensino é muitas vezes criticado e visto como uma pessoa sem experiência ou que não demonstra interesse pela causa abordada pelo docente nas reuniões pedagógicas.
Ao que se sabe-se, porém, que o supervisor só poderá fazer o seu trabalho com perfeição e exatidão se a direção e a orientação da escola trabalhar unidas junto a ela, fornecendo-lhe apoio total e incentivo compartilhando desta responsabilidade que lhes cabe. Como já falamos antes, é importante que haja harmonia entre o supervisor e o educador, pois o sucesso do trabalho do supervisor depende dessa relação. Não basta valorização de companheirismo se não houver empenho como pessoa e educador. O papel do supervisor é importante, visto que, traz para o professor conhecimentos e faz com que ele desenvolva métodos e práticas, trazendo para a sala de aula, fazendo com que o aluno busque informações, e que a prenda a pensar, criar e realizar. Quando este profissional busca colocar em prática tudo o que aprendeu ao longo dos anos, mostra que não foi em vão quando fez a escolha desta profissão. Independente que ele seja aceito ou não por aqueles que estão ao seu redor. É necessário que ele assuma o seu lugar e tome uma posição, quando o assunto for melhoria de aprendizado e melhor aplicação de recursos para o desenvolvimento do aluno. Cabe ao docente incrementar conteúdos e atividade acompanhada de dinâmica para que isto venha desenvolver melhor neste aprendizado.




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