O SUPERVISOR ESCOLAR E O CORPO
DOCENTE
O trabalho do supervisor no corpo
docente é feito dia-a-dia em decorrência dos fatos ocorridos e verificados
através do trabalho do docente. É preciso conquistar a confiança dos
educadores, que não é tarefa fácil, para que esse processo de ensino e capacitação
seja realizado.
O supervisor terá que trabalhar
junto a direção da escola, pois a reciprocidade entre eles é importante.
Trabalhar junto ao docente terá que ser de uma forma sincera, honesta e
amigável, já que o supervisor é visto como uma pessoa autoritária. É necessário
que o docente confie no seu supervisor para que ao abordar o assunto a ser
discutido, seja abordado sem nenhuma restrição. Sabe-se que o objeto de
trabalho do supervisor é o professor e o aluno. Tendo em vista que o objetivo
geral é preparar o professor para que melhor atenda ao aluno nas suas
necessidades no processo-aprendizagem. Nisso, busca salientar que o supervisor
não só tem que conhecer as necessidades do aluno, como também procurar entender
a necessidade da comunidade que está inserida naquela escola, começando a
partir da convivência de cada um no ambiente familiar. As atividades rotineiras
do supervisor são planejamento de atividades, calendários, plano global,
debates e discussões, eventos, visita as salas de aulas, promover encontros
semanais de formação, etc. Embora muitos desses profissionais ainda não
reconheçam o seu trabalho por desconhecer como se faz.O supervisor bem
qualificado é aquele que produz, reproduz e pesquisa maneiras diversificadas de
ensinar, aprender e de orientar. Seria importante e de grande valia se o
professor em algum momento da reunião pedagógica falasse de suas dificuldades
nas reuniões e partilhassem suas metodologias, dificuldades e prazer de ensinar
e aprender, com certeza o supervisor se sentiria mais à vontade para trabalhar
e trocar experiência entre os profissionais. Mais infelizmente o que acontece
em muitas escolas são divergências de opiniões e críticas desse profissional,
que por não estar bem qualificado ou por não satisfazer os critérios da
entidade de ensino é muitas vezes criticado e visto como uma pessoa sem
experiência ou que não demonstra interesse pela causa abordada pelo docente nas
reuniões pedagógicas.
Ao que se sabe-se, porém, que o
supervisor só poderá fazer o seu trabalho com perfeição e exatidão se a direção
e a orientação da escola trabalhar unidas junto a ela, fornecendo-lhe apoio
total e incentivo compartilhando desta responsabilidade que lhes cabe. Como já
falamos antes, é importante que haja harmonia entre o supervisor e o educador,
pois o sucesso do trabalho do supervisor depende dessa relação. Não basta
valorização de companheirismo se não houver empenho como pessoa e educador. O
papel do supervisor é importante, visto que, traz para o professor conhecimentos
e faz com que ele desenvolva métodos e práticas, trazendo para a sala de aula,
fazendo com que o aluno busque informações, e que a prenda a pensar, criar e
realizar. Quando este profissional busca colocar em prática tudo o que
aprendeu ao longo dos anos, mostra que não foi em vão quando fez a escolha
desta profissão. Independente que ele seja aceito ou não por aqueles que estão
ao seu redor. É necessário que ele assuma o seu lugar e tome uma posição,
quando o assunto for melhoria de aprendizado e melhor aplicação de recursos
para o desenvolvimento do aluno. Cabe ao docente incrementar conteúdos e
atividade acompanhada de dinâmica para que isto venha desenvolver melhor neste
aprendizado.
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