O GESTOR COMO MEDIADOR DE CONFLITOS
Pudemos observar neste trabalho as diferenças de contextos
sociais. Contextos estes que podem trazer conflitos no âmbito de trabalho, e
que o gestor precisará estar preparado para lidar com determinada situações que
surgirem. Como mediador de conflitos, o gestor precisa conduzir certas
situações dentro das normas e regras da empresa, a fim de que aquele problema
não escorra por caminhos indevidos. Estes conflitos geralmente surgem a partir
de determinadas situações que possam fazer com que alguém deduza alguma
diferença no grupo em que trabalha ou que talvez se sinta ameaçada por aquele
que a estar gerindo. Os conflitos podem surgir em qualquer lugar, de diferentes
aspectos de diferentes objetivos, de conflitos de interesses e de falta de
comunicação. É necessário que aconteça uma avaliação contínua a partir da
mudança de ações de alguém em seu dia a dia. Mudanças de hábitos e condutas
podem acontecer a partir da questão do conflito interior. Esses comportamentos
devem ser percebidos e avaliados por aquele que estar no comando deste grupo e
que necessariamente concluirá que aqueles indivíduos poderão trazer
consequências para determinada organização. Um dos maiores causadores de conflitos
é a falta da verdade dentro de uma empresa ou em qualquer outro ambiente,
encontram-se pessoas que por alguma razão buscam denegrir a imagem de outros. E
quando há falta da verdade, alguém sempre sofre as consequências. Por outro
lado, a verdade sempre aparece e é papel do gestor como mediador apurar os
assuntos e mediar a situação, intervindo no problema trazendo soluções dentro
de suas delimitações, através de sua qualificação e conhecimentos adquiridos e
serem aplicados nestas oportunidades em que os conflitos surgirem resolvendo de
forma aprazível. Procurar tornar esse ambiente harmônico, fazendo com que os
funcionários desta empresa se sintam prazerosos em trabalhar, e,
consequentemente diante da situação resolvida, se obterá um resultado favorável
para todos e principalmente para a empresa. Como já foram citadas, as pessoas
são dotadas de diferenças. Porém o que se precisa observar é o fato de que
muitas delas poderão induzir a esses ambientes problemas de seu dia-a-dia, e
por não saber conduzi-los sozinhos consequentemente poderão comprometer outros.
Cabe ao gestor como mediador de conflitos administrar o problema de forma
pacífica e equilibrada para que ninguém saia machucado.
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